O Governo Regional da Madeira anunciou esta quinta-feira que vai dar tolerância de ponto no dia 5 de Agosto, mantendo a tradição de permitir à população acompanhar o Rali Vinho da Madeira.
Corpo do artigo
"O Governo Regional resolve dar tolerância de ponto na sexta-feira, dia 5 de Agosto, nos serviços, institutos e empresas sob a sua tutela, sem prejuízo de ficarem assegurados os serviços indispensáveis", lê-se na resolução do Executivo madeirense.
A mesma resolução sustenta que a iniciativa, que decorre de 4 a 6 de Agosto, "enquadra-se na tradição de permitir que nesta época estival a população, como de costume, acompanhe com segurança a festa popular que também é o Rali Vinho da Madeira".
O Governo Regional ressalva, contudo, que "os serviços da administração pública regional autónoma que, pela sua natureza, sejam de funcionamento ininterrupto, assim como aqueles que, por razões de interesse público, tenham que laborar" neste data, "deverão criar as condições necessárias para que os seus trabalhadores possam gozar a tolerância" concedida, em momento posterior, desde que "obtida a concordância dos respetivos superiores hierárquicos".
O Conselho do Governo, sob a presidência do chefe do Executivo, Alberto João Jardim, deliberou também esta quinta-feira mandatar a Estradas da Madeira a lançar o concurso público para a obra de reconstrução da estrada regional 103, no troço entre o Monte e o Poiso, no concelho do Funchal.
Este investimento, numa extensão aproximada de 7,6 quilómetros, integra o programa de reconstrução da região após o temporal de 20 de Fevereiro do ano passado.
Também no concelho do Funchal, mas no âmbito das intervenções para atenuar a vulnerabilidade das áreas expostas aos riscos de cheias e aluviões, o Conselho de Governo aprovou, ainda, a abertura do concurso público para regularização e canalização da ribeira do Vasco Gil.
No norte da ilha, no concelho de Porto Moniz, o Governo Regional decidiu abrir concurso para a construção de estacionamentos - nove para viaturas ligeiras e quatro para autocarros - no miradouro do Véu da Noiva, um "importante ponto de paragem no âmbito dos circuitos turísticos regionais".
O Conselho do Governo deliberou também expressar um voto de louvor, ao passar à situação de aposentada, à docente Maria Isabel Carvalho de Melo Torres, que foi vice-reitora da Universidade da Madeira, onde coordenou, também, a área da saúde, conduzindo à implementação do ciclo básico de Medicina nesta instituição de ensino superior.