Governo vai financiar metrobus que ligará Guimarães a Braga e ao TGV
Estima-se que a linha que ligará Guimarães a Braga custará 200 milhões de euros e ficará preparada para evoluir para metro de superfície, no futuro.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Guimarães anunciou, na terça-feira, que o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, assumiu, em nome do Governo, a decisão de financiar a linha de metrobus que ligará a Cidade Berço a Braga e à futura estação ferroviária de alta velocidade, servindo o norte do concelho e o Avepark. A escolha do tipo de transporte para fazer esta ligação tem sido motivo de polémica, com o candidato do PS à presidência da Câmara, Ricardo Costa, a defender a ferrovia pesada, e o presidente em fim de mandato, Domingos Bragança, também socialista, a trabalhar para a instalação do metrobus.
O presidente da Câmara de Guimarães reuniu-se na segunda-feira em Lisboa, com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, para apresentar os projetos elaborados pelo Município para o metrobus. Segundo o autarca vimaranense, o ministro "assumiu a decisão, do Governo financiar todo o processo de implementação, incluindo estudos de execução, terrenos, obra e material circulante, e mostrou-se disponível para, nos projetos de especialidades, aceitar um espaço-canal alargado, garantindo assim que a infraestrutura possa, futuramente, suportar novos modelos de mobilidade [leia-se metro ligeiro]".