A cidade de Guimarães foi, esta quarta-feira, eleita Capital Verde Europeia (CVE) 2026, numa cerimónia realizada no Palácio de Exposições de Valência.
Corpo do artigo
A Cidade Berço concorreu pela terceira vez e desta feita levou a melhor sobre as outras duas finalistas, Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). Simultaneamente, Águeda recebeu o galardão Green Leaf, a par com Varna, na Bulgária.
Na declaração após a vitória, o presidente da câmara de Guimarães, Domingos Bragança, começou por saudar o povo sofredor da região de Valência, quando se assinala um mês sobre as grandes cheias que devastaram a cidade anfitriã desta cerimónia. “Um abraço solidário a Valência", referiu.
O autarca agradeceu depois ao júri da Comissão Europeia por ter reconhecido o "caminho de sustentabilidade ambiental que é uma estrada longa”. Domingos Bragança teve também uma palavra para as outras cidades participantes, “especialmente para Águeda”, que vai ostentar a Green Leaf, em 2026.
“Esta distinção é um compromisso para o futuro, em 2026 vamos inspirar as cidades europeias e do mundo para o desenvolvimento sustentável”, prometeu o edil vimaranense.
A cidade agora galardoada com o título de CVE vai receber um prémio monetário de 600 mil euros e as duas urbes premiadas com a Green Leaf receberão 200 mil euros cada uma. O valor destina-se a apoiar ações-chave nas sete áreas de indicadores ambientais e a organizar eventos de sensibilização, com e para os cidadãos.
Modelos para outras cidades
A CVE, iniciada em 2010 pela Comissão Europeia, promove cidades sustentáveis, reconhecendo anualmente uma cidade “líder nos padrões ambientais e metas ambiciosas de sustentabilidade urbana e combate às alterações climáticas”, segundo a organização. Espera-se que essas cidades sirvam como modelos inspiradores para outras, liderando transformações sociais e implementando o Pacto Ecológico Europeu.
A cidade de Lisboa foi CVE em 2020, o primeiro ano em que Guimarães concorreu. Atualmente, a CVE é Valência e no próximo ano será Vilnius, na Lituânia, que levou a melhor sobre Guimarães na segunda tentativa da cidade minhota. Valongo venceu o troféu Green Leaf, em 2022. Em 2025, as duas cidades que dividem o título Green Leaf são Treviso, em Itália e Viladecans, em Espanha.