Festival, que começa esta sexta-feira, terá oficinas para aprender a confecionar e animação variada.
Corpo do artigo
A 11ª edição do Festival Pão de Portugal, que arranca na Quinta da Boa Vista, em Albergaria-a-Velha, apresenta cerca de 70 variedades, confecionadas por produtores de todo o país. Até domingo, haverá ainda música, animação infantil, mostras de culinária, oficinas e visitas a moinhos.
No recinto, com entrada gratuita, estarão dois fornos a lenha a funcionar, o que permitirá a quem visita o festival encontrar pão rústico e de sabor artesanal quentinho. A este somam-se outras dezenas de variedades, que vão das tradicionais às mais arrojadas, doces e salgadas, para além de queijos, enchidos, compotas e outros produtos para acompanhar.
Na zona da padaria haverá oficinas de pão, para quem quiser aprender a fazer, e os chefs Emídio Concha de Almeida (sexta-feira), Hélio Loureiro (sábado) e Fábio Bernardino (domingo) dinamizarão sessões de culinária onde apresentarão receitas práticas para o dia-a-dia.
Visitas a moinhos
O festival serve de pretexto para mostrar o património molinológico do município, estando previstas visitas guiadas a vários núcleos e o passeio Rota dos Moinhos em Land Rover. Na manhã de domingo decorre o Trail Rota dos Moinhos que, sob o lema “Vou ficar um Pão”, levará “centenas de pessoas a caminhar e a correr por trilhos que valorizam a antiga tradição de moer o cereal”, diz a autarquia em comunicado.
Do vasto programa de animação, nota para as atuações dos artistas Nel Monteiro (hoje, pelas 22 horas) e dos Lucky Duckies (sábado), insufláveis, trampolins, sessões de culinária para crianças, oficinas de cerâmica e contos.