A vila de São Torcato será o ponto de partida da 6ª Volta a Espanha da Ultreya Raíces, um movimento solidário que nasceu após o confinamento.
Corpo do artigo
A partida para a prova que vai percorrer 1400 quilómetros, ao longo de oito etapas, entre São Torcato e Toledo, está marcada para o dia 5 de julho. A Volta a Espanha, organizada pelo Movimento Ultreya, sem fins lucrativos, tem como objetivo dar visibilidade ao meio rural, unindo desporto, turismo e cultura. Em cada etapa há um ciclista local que se torna no protagonista do dia, como embaixador da sua terra. A ideia nasceu após o confinamento sanitário e o objetivo era “levar uma mensagem de ânimo e de apoio a famílias e empresários: ‘juntos lo conseguiremos’." Este ano, pela primeira vez, a Volta a Espanha Ultreya começa fora do território espanhol.
Um pelotão constituído por aproximadamente 38 ciclistas, representando as diversas regiões de Espanha, parte no dia 5 de julho da vila vimaranense de São Torcato em direção a A Gudiña, na Galiza, para cumprir os 170 quilómetros da primeira etapa da Volta a Espanha da Ultreya Raíces. No grupo segue um representante de São Torcato que será o protagonista do dia no documentário que vai ser produzido e que amplifica o impacto desta iniciativa ao ser exibido em plataformas e festivais de cinema.
Alberto Martins, o presidente da Junta de Freguesia de São Torcato não tem dúvidas quanto aos dividendos da ligação a este evento. “A prova ainda não começou e já temos mais visitantes espanhóis na vila”, afirma. O movimento começou a notar-se depois de o autarca ter estado na FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid), a promover a prova. A ideia de criar uma volta a Espanha a passar por locais improváveis para uma grande prova, foi para dar visibilidade às comunidades rurais e ajudar a combater o despovoamento do interior. O Movimento Ultreya nasceu no pós-pandemia com a intenção de gerar uma reativação das economias locais. Desde a sua formação, o Movimento já colaborou em mais de 50 projetos de recuperação no mundo rural por toda a Espanha: manutenção de património, escolas, ajudas sociais, atividades científicas, reflorestação de zonas afetadas por incêndios.
Do túmulo ao berço
Esta Volta a Espanha conta com apoios de vulto - Rede Elétrica Espanhola, Hyundai, entre outros - e é um evento altamente mediatizado no país vizinho, com diretos diários na TVE, no final de cada etapa. “Normalmente, o grande patrocinador de cada dia é o município. Infelizmente, a Junta de Freguesia não tem capacidade financeira, por isso vamos colaborar apenas na logística”, lamentou Alberto Martins. Mesmo assim, a organização decidiu manter a partida em São Torcato, até porque, o padroeiro da vila, que, diz a lenda, morreu a combater os mouros, nasceu em Toledo, cidade onde termina a Volta, no dia 12 de julho.
Saber mais
Festa na partida
Por acaso o dia escolhido para a partida da Volta a Espanha Ultreya Raízes (5 de julho) coincide com a Romaria Grande de São Torcato. Neste dia há arraial minhoto com atuação de ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e fogo de artifício.
Bolo com sardinhas
No sábado anterior à partida, os ciclistas vão jantar no terreiro do santuário. Entre outras iguarias minhotas, vão comer bolo com sardinhas feito em forno a lenha.