O "apagão" do sinal analógico de televisão permitiu aos habitantes da aldeia histórica de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, terem acesso a cerca de 30 canais gratuitos, informou, esta quinta-feira, fonte autárquica.
Corpo do artigo
Segundo Carlos Condesso, vereador da cultura e do turismo da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, a autarquia investiu cerca de cinco mil euros em equipamento tecnológico digital que possibilitou que os cerca de 200 habitantes de Castelo Rodrigo tivessem acesso gratuito a uma maior variedade de canais.
"Neste momento, todos os residentes podem usufruir de cerca de 30 canais de televisão, além de nove estações de rádio", adiantou o autarca.
Além dos quatro canais portugueses, também são captados os canais de TDT (Televisão Digital Terrestre) espanhóis, dada a proximidade com aquele território.
Carlos Condesso referiu que o plano foi concretizado por a aldeia de Castelo Rodrigo estar dotada com uma rede terrestre de distribuição de sinal de televisão que já funcionava com o modo de transmissão analógico.
Com a introdução da tecnologia digital, a autarquia adquiriu equipamento apropriado e fez chegar o sinal a todas as habitações, a "custo zero", sem necessidade de os residentes efetuarem qualquer tipo de investimento, explicou.
"Para que este serviço chegasse em boas condições às residências foi necessário alterar e adaptar todo o equipamento existente e verificar todas as ligações por cabo às habitações", referiu Carlos Condesso.
O autarca assegurou que o sinal de televisão digital "já chega a todos os televisores" da localidade, apontando tratar-se da "primeira Aldeia Histórica de Portugal a servir os residentes em sinal digital por cabo".
Carlos Condesso disse que a autarquia agiu para que "não se descaracterizasse" a aldeia histórica de Castelo Rodrigo com a colocação de antenas e pratos de parabólicas nas habitações e para que o traçado medieval da localidade não sofresse alterações.
Castelo Rodrigo faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal e "é o principal pólo de atração turística do concelho", segundo o autarca.