Apesar de estarem mais caros, Anabela Ribeiro não prescinde dos péletes para climatizar a casa.
Corpo do artigo
Anabela Ribeiro saiu ontem de manhã do Bricomarché de Vila Real com 10 sacos de péletes. No total, 150 quilos pelos quais pagou 89,90 euros. Noutros anos comprava cada saco de 15 quilos a "três euros e pico, quatro euros no máximo". Este ano "é mais do dobro". Foi onde os encontrou mais baratos. Noutra grande superfície da cidade vila-realense, verificámos que o saco de 15 quilos de péletes custava, ontem, 10,99 euros.
Anabela lá pediu a um funcionário da loja que lhe levasse os 10 sacos até ao carro. Pelas suas previsões hão de dar para 10 dias. Ou seja, "um saco por dia" para manter a casa quente. O objetivo era levar mais, aproveitando o preço, mas não pôde. "Isto nunca aconteceu, mas este ano estão a limitar o que cada cliente pode levar".
"Tinha aquecimento a gás, mas era hipercaro. Apesar do aumento do preço, continuo a preferir péletes, mesmo que tenha de os poupar"
O chefe de setor, Rui Teixeira, justifica que, apesar de "ainda não ter faltado o fornecimento" de péletes ao Bricomarché de Vila Real, "o grupo decidiu criar esta norma". Ou seja, "cada cliente só pode levar 10 sacos por dia". Acrescenta que há quem tenha "maior poder monetário e até possa comprar uma palete, se quiser", mas também existe quem "já tenha muitas dificuldades para comprar a dezena de embalagens". Daí que, por uma questão de equidade, o grupo tenha decidido "disponibilizar um pouco a todos" ao invés de poder acontecer "uns ficarem com tudo e outros sem nada". Assim, sublinha, "todos podem comprar péletes".
Mesmo estando mais caros e de ter de andar a comprá-los de 10 em 10 dias, Anabela não abdica dos péletes. Porque "aquecem muito mais e fazem menos cinza do que a lenha", já sem contar com o "fumo da lareira que é horrível" e com o "trabalho que dá carregar a lenha para casa".
Feitas as contas, também ficam "mais económicos do que os aquecedores a luz e a gás", para além de ter um sistema que "leva o calor produzido na salamandra dos péletes para os radiadores noutras divisões da casa". Com duas pessoas de idade permanentemente em casa "há que ter conforto", sublinha Anabela.