Unidade Local de Saúde adere, esta terça-feira, ao projeto nacional Ligue Antes, Salve Vidas. Há 250 vagas diárias para consultas nos cuidados primários.
Corpo do artigo
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga atendeu, entre janeiro e novembro deste ano, 202 130 episódios de urgência, dos quais cerca de 38% foram de utentes com pulseiras verdes e azuis, o que significa que 76 809 doentes não eram casos urgentes. A partir de hoje, a ULS adere ao projeto nacional Ligue Antes, Salve Vidas, cujo objetivo é otimizar o atendimento a situações de menor gravidade e reduzir a pressão sentida na urgência do Hospital de Braga e que não tem diminuído.
Na prática, os doentes passam a ter de contactar a linha SNS 24 antes de recorrerem aos serviços de saúde. Uma abordagem que permitirá encaminhar os utentes menos graves (geralmente, triados com pulseiras azuis e verdes à entrada das urgências) para outras respostas integradas, que podem ser medidas de autocuidados, consulta no próprio dia ou no dia seguinte nos cuidados de saúde primários, indicação para acesso ao serviço de urgência ou, em última instância, para dois centros de atendimento clínico que passam a funcionar em Vila Verde e na Póvoa de Lanhoso (ler caixa de texto).