Na ULS do Nordeste, será criado um circuito pediátrico exclusivo para responder a doenças de crianças e jovens.
Corpo do artigo
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem em marcha obras de requalificação em vários setores do Hospital de Bragança num valor que ascende os 1,85 milhões de euros. O diretor clínico daquele hospital, Duarte Soares, explica que a empreitada insere-se numa “estratégia global de modernização”.
As obras incidem, sobretudo, em três setores: o Departamento de Saúde Mental, a Urgência de Pediatria e a Urgência Médico-Cirúrgica. “A ULS do Nordeste encontra-se numa fase de profunda transformação, com um conjunto de obras estruturais na Unidade Hospitalar de Bragança, projetadas para melhorar significativamente a qualidade da prestação de cuidados de saúde”, frisa Duarte Soares. As intervenções decorrem ao longo deste ano, com conclusão prevista para os primeiros meses de 2026. “O compromisso da ULS é garantir que todas as obras sejam realizadas de forma faseada, minimizando impactos na atividade assistencial e assegurando a continuidade dos cuidados prestados à população”, assegura ainda.
Saúde Mental mais demorada
A intervenção mais demorada será a realizada nas instalações hospitalares do setor de Saúde Mental, com um prazo previsto de 10 meses, enquanto a requalificação no serviço de Urgência Médico-Cirúrgica tem um prazo de execução de três meses.
Aliás, a maior tranche do investimento é destinada ao Departamento de Saúde Mental, com cerca de 1,74 milhões de euros. Esse montante é financiado em 1,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A reabilitação das instalações daquela especialidade permitirá a integração de diversos serviços que funcionavam em edifícios dispersos, como a Unidade de Pedopsiquiatria, promovendo uma maior articulação e eficácia no atendimento e um ambiente de trabalho mais coeso para os profissionais.
Assim, vão reunir-se os 24 gabinetes e concentrar os cuidados prestados à população adulta e à infância. “Esta modernização facilitará uma resposta mais ágil e coordenada, melhorando o acesso, a qualidade da assistência e as condições de formação de profissionais de saúde”, especifica o diretor clínico. Os trabalhos nessa valência incluem, também, a construção de um novo espaço destinado a consultas e a reorganização e a modernização das áreas de internamento.
A beneficiação da Urgência de Pediatria vai permitir que a criação de um circuito pediátrico exclusivo, o que agilizará o atendimento de crianças e jovens, reduzindo tempos de espera e garantindo maior eficiência. “Com a separação física dos espaços destinados a crianças e jovens, assegura-se um ambiente mais seguro, confortável e eficiente há muito reivindicado pelas famílias”, conclui Duarte Soares.
Novo espaço para análise clínicas a funcionar
Já em funcionamento está a nova central de colheitas de análises clínicas no Hospital de Bragança. Foram investidos três milhões de euros, dos quais 2,5 milhões com financiamento do PRR. Além dos laboratórios para recolha e processamento de análises de todo o distrito, concentra os serviços de Patologia Clínica e Imuno-Hemoterapia.A ULS do Nordeste concretizou, também, um investimento de quatro milhões de euros na melhoria da eficiência energética, gestão inteligente de energia, utilização de energias renováveis e modernização de serviços clínicos naquela unidade hospitalar. O hospital de Bragança terá um novo bloco operatório com três salas cirúrgicas de última geração, promovendo um aumento na capacidade e qualidade das cirurgias. Em estudo, está a modernização da ala de cirurgia dos homens, requalificando o espaço de recobro pós cirúrgico e expandindo o Hospital de Dia e o Serviço de Consultas Externas.
Saber mais
Maior capacidade
“Com estas melhorias, a ULS do Nordeste não só reforça a qualidade dos serviços prestados, como amplia a sua capacidade de resposta”, garante o diretor clínico Duarte Soares. O Centro de Responsabilidade Integrado de Saúde Mental verá incrementado o número de consultas e tratamentos.
Medicina Legal
Prevê-se a melhoria do espaço destinado à casa mortuária, garantindo maior dignidade e eficiência nos procedimentos médico-legais, assim como um eficaz atendimento às famílias em luto.