Há um hotel novo na cidade. Nos Aliados e com caraterísticas especiais. Logo à entrada, por trás do balcão da receção, há uma escultura com o célebre calcanhar de Madjer, que deu início à histórica reviravolta que conduziu à vitória na Taça dos Campeões Europeus, em Viena (1987).
Corpo do artigo
A ligação ao F. C. Porto é imediata. Mas antes mesmo de entrar no prédio de cinco andares, basta olhar de fora e puxar pela memória para lembrar que ali funcionou a antiga sede do F. C. Porto. Hoje é um hotel. Pinto da Costa já o visitou e gostou. O Axis Porto Club abriu portas no último dia de 2022 e tem a inauguração oficial, com a presença do presidente do F. C. Porto, marcada para o dia 2 de fevereiro.
A unidade é de quatro estrelas e prima pelo requinte. Lá dentro tudo cheira a novo, mas a história não se apaga. A fachada exterior foi mantida. O grupo hoteleiro Axis firmou um contrato de arrendamento com o F. C. Porto, que é proprietário do prédio. Os dragões instalaram-se pela primeira vez no número 325 dos Aliados em 1933, para alugar um piso, onde passaram a funcionar os serviços da sede e da secretaria. Com o imóvel, os portistas foram mantendo, ao longo dos tempos, uma relação simbólica e afetiva. Houve homenagens a atletas e a equipas. Na varanda, foram vitoriados campeões.
estrutura familiar
Com um investimento de cinco milhões de euros, o Grupo Axis dá continuidade ao brilho da antiga sede. Agora, renovado, o edifício tem 53 quartos, dos quais 14 são suites.
Quem investe é um grupo familiar. "Começou por um campo de golfe em Ponte de Lima", dá conta Filipe Silva, um dos administradores. O pai, António Silva, é o acionista maioritário. Uma das irmãs e dois cunhados também são "administradores operacionais", como assinala Filipe Silva.
Têm hotéis em Ponte de Lima, Viana do Castelo, Ofir, Póvoa de Varzim, Braga e Porto. Uma segunda unidade em Viana do Castelo está em fase de projeto. Tudo na Região Norte. "Tem a ver com a nossa filosofia e a estrutura familiar. Outras oportunidades de negócio, como seria o caso de Lisboa, não se enquadram nos nossos objetivos. Os projetos têm de ser sustentáveis", explica.
"Caneco" de Viena
Além do calcanhar de Madjer, há mais para ver. As letras por cima do bar, FCP, também são uma transposição do passado. Trata-se das iniciais do clube, que estavam nas antigas instalações e foram preservadas.
A alusão a figuras e a momentos marcantes dos dragões são uma constante, embora de forma discreta. Essa alusão é feita através das esculturas de Ester Monteiro, expostas nas paredes dos corredores. Nelas se pode ver, por exemplo, a consagração de campeões, como João Pinto, Deco e Jorge Costa.
João Pinto, o eterno número dois, por jogar a lateral-direito, não podia faltar. Está lá representado a segurar o "caneco" ganho em Viena, frente ao Bayern , no Prater (Áustria, 1987). Ao seu lado, há mais heróis desse feito.
Jorge Costa e Deco aparecem representados numa outra conquista. Tanto pode ser a da Taça UEFA (Sevilha, 2003), como a da Liga dos Campeões (Gelsenkirchen, 2004). Tudo cheira a azul, mas o hotel está aberto a simpatizantes de todas as cores clubísticas.
Hotelaria investe em força na Baixa portuense
Paulatinamente, as marcas hoteleiras vão ocupando os edifícios da Baixa portuense. Se, em tempos, no coração da cidade funcionavam sedes de instituições bancárias e outros serviços, hoje os hotéis conquistam cada vez mais espaço. E são todos de gama alta, entre quatro e cinco estrelas.
Nas traseiras da Câmara Municipal abriu o Hotel Turim. É um dos mais recentes. Ocupa o lugar do antigo Cinema Trindade e do seu grande terraço ao ar livre.
Nos Aliados, a lista é variada e de categoria. Desde o Intercontinental, que tomou conta do Palácio das Cardosas na Praça da Liberdade, passando pelo Eurostars, o Monumental Palace e o The Editory Boulevard (Sonae), todos vizinhos no sentido descendente da avenida, há muito por onde escolher. Também o Grupo Pestana está nos Aliados, com um hotel que tem entrada pela Rua do Almada e uma parceria com a joalharia David Rosas.
Em construção, mas em fase adiantada, está o Aliados Plaza, do Grupo Barrias. Um dos acessos será pelas traseiras, pela Rua de Rodrigues Sampaio.