Para a indústria do turismo, Portugal continua a ser um destino atrativo. Este ano, o país vai passar a contar com mais 60 novos hotéis. Este reforço da oferta equivale a apetrechar o mercado com mais 6300 quartos.
Corpo do artigo
Segundo adiantou a consultora Neoturis, ao "Jornal de Negócios", tendo como base os custos de construção, o setor vai "investir mais de mil milhões de euros".
Até 2025, as previsões apontam para que sejam inaugurados 190 hotéis, dos quais 60 já este ano. Ao todo, o acréscimo será de 19 mil quartos.
Somando as seis dezenas agendadas, Portugal passará a ter 1785 unidades hoteleiras a funcionar, comparando com as 1725 de 2022.
Quanto à distribuição geográfica, Lisboa leva vantagem, com mais 2000 quartos (32%), seguindo-se Porto e Gaia com 1600 quartos (26%). Algarve e Madeira surgem na cauda desta tabela, somente com duas ou três novas unidades em cada região.
recorde de receitas
A maioria dos novos quartos a estrear "será de três estrelas", indica a Neoturis. Para a consultora especializada em turismo, esta tendência "está diretamente ligada ao crescimento deste nicho de mercado por parte de marcas internacionais".
Para a Neoturis, a aposta dos investidores estrangeiros "demonstra bem a dinâmica de investimento de fundos internacionais".
Todos os dados levam a crer que 2022 foi um ano de múltiplos recordes no turismo nacional, devendo o setor fechar o ano com receitas que se vão situar "entre os 19,5 mil milhões de euros e os 20 mil milhões de euros". O maior valor de sempre.