A Estrada Municipal 585, que liga Salgueiro e Fontão, na freguesia de Soza, Vagos, serve para pescar, jogar ao berlinde e até para os bonecos tomarem banho. Já para circular de carro, a tarefa parece mais difícil, tal a quantidade de buracos.
Corpo do artigo
Estas e outras brincadeiras têm sido levadas a cabo por várias pessoas na rede social Facebook, mostrando que o humor pode ser uma forma eficaz de alertar e reclamar sobre o mau estado da estrada. Para além das fotografias, na página "Salgueiro a minha aldeia" foi postado também um desenho que ilustra o problema. Um carro perde uma roda num buraco e um peão saúda-o: "Bem-vindo a Fontão e Salgueiro".
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1837513739615123
Nelson Cheganças, o presidente de Junta de Soza, admite que "a estrada está em mau estado" e diz que "as pessoas têm razão" em reclamar. As fotos são, na sua opinião, uma "forma de manifestarem o desagrado e chamarem a atenção para o problema".
Chuvas dificultam arranjo
A estrada é muito utilizada por ser uma das principais vias de acesso ao Parque Empresarial de Soza. No final do ano passado, sofreu obras de saneamento e foi colocado betuminoso por cima das condutas. No entanto, no início deste ano, o piso começou a abater, deixando um troço de cerca de dois quilómetros e meio cheio de buracos. Um calvário para quem ali circula.
"O trabalho não ficou bem feito e quando começaram as chuvas o piso cedeu e ficaram buracos. A obra é da Águas da Região de Aveiro, mas temos pressionado e falado com o empreiteiro que fez a obra e ele não se tem negado a arranjar. Mas ele tapa, chove e fica tudo na mesma", explica Nelson Cheganças, que diz aguardar que o tempo melhore para que o problema seja resolvido de vez.