Um octogenário que seguia de motorizada em contramão na auto-estrada do Norte, em Mamodeiro, Oliveira do Bairro, morreu este sábado na sequência de uma colisão com um veículo ligeiro.
Corpo do artigo
As circunstâncias do acidente ainda estão a ser apuradas, mas suspeita-se que João Martins Albuquerque, 82 anos, residente em Oiã, Oliveira do Bairro, tenha entrado na A1 em Aveiro-sul no sentido correto (norte - sul) e, mais tarde, invertido o sentido de marcha.
Seguia em contramão, junto ao separador central, quando foi colhido pelo Citröen conduzido por Leonel Couto, residente em Vale de Cambra, que se dirigia, na companhia da mulher, para Óbidos.
"Eu seguia na via de ultrapassagem, atrás de outra viatura. O carro da frente desviou-se e eu só tive tempo de ver uma luz e depois embati, numa fração de segundos. Foi impossível evitar, eu ia a cerca de 120 quilómetros por hora e ninguém está à espera disto numa auto-estrada", disse, ao JN, ainda visivelmente abalado.
Leonel Couto conta que, inicialmente, quando se deu o embate e o estrondo, nem se apercebeu do que sucedera (já tinha anoitecido) e só mais tarde, quando tanto ele como o condutor que seguia na sua frente pararam, se apercebeu que se tratava " de um idoso num motociclo".
João Albuquerque, que terá tido morte imediata, ficou parcialmente desmembrado, tal a violência do embate. O cadáver foi projetado para o separador central, o motociclo ficou completamente destroçado e os destroços espalhados ao longo de mais de uma centena de metros, nas duas faixas de rodagem do sentido norte - sul.