A igreja e o claustro do convento de São Gonçalo, em Amarante, reabrem segunda-feira, dia do padroeiro da cidade, depois de concluídas as obras de restauro naquele monumento nacional, informou fonte da câmara municipal.
Corpo do artigo
"Encerrados há 16 meses, para obras de reabilitação, conservação e restauro no edifício (coberturas, pisos, paredes, vãos), mas também no recheio artístico (retábulos, esculturas, pinturas murais, painéis azulejares, entre outros), a Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo voltam a abrir à comunidade com toda a beleza e esplendor", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.
Os trabalhos incluíram intervenções nas coberturas, pisos, paredes e vãos e o recheio artístico do monumento (retábulos, esculturas, pinturas murais, painéis azulejares), também beneficiou de melhorias.
A igreja e o claustro do mosteiro constituem um dos locais de culto católico mais visitados no Norte, devido à devoção ao beato Gonçalo, popularmente conhecido como São Gonçalo, que viveu em Amarante e ali morreu, a 10 de janeiro de 1259.
A candidatura da paróquia de Amarante para a conservação e valorização do conjunto monumental foi aprovada no final de 2019 e contou com financiamento do Programa Operacional da Região Norte.
A obra contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, no acompanhamento, elaboração de projeto e na execução da obra, e a parceria da câmara.
Os trabalhos contaram ainda com o apoio de entidades privadas, nomeadamente a Fundação Manuel António da Mota.
No comunicado, assinala-se que "desde a sua construção, no século XVI, nunca se realizou uma intervenção global no edifício, apenas acrescentos e pequenas obras de reparação".