O Exército Português vai assinalar o 897.º aniversário da Batalha de São Mamede, junto à estátua de D. Afonso Henriques.
Corpo do artigo
Os Moixiganguers de Igualada, uma cidade catalã geminada com Guimarães desde 1995, apresenta, às 12 horas do dia 24 de junho, em frente ao Paço dos Duques de Bragança, uma torre humana ("castells"), tradição classificada com Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. As cerimónias do Dia 24 de junho arrancam pela manhã, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho e têm dois momentos altos: às 18.30 horas, o Exército Português evoca a vitória de D. Afonso Henriques na Batalha de São Mamede, junto à estátua do primeiro rei, e, às 21.30 horas, tem lugar a sessão solene, no Campo de São Mamede.
Os Moxiganguers de Igualada são a equipa de torre humana da cidade de Igualada, da região de Anoia, no interior da Catalunha. A equipa apresenta-se nas festas da sua cidade e nos concursos pela região, com “castells” humanos espetaculares. No dia 24, uma destas construções vai ser levantada em frente ao Paço dos Duques, inserida nas comemorações do Dia UM de Portugal.
Concerto no campo de S. Mamede
Ao final da tarde, o Exército Português assinala a vitória na Batalha de São Mamede, em frente à estátua de D. Afonso Henriques. Às 21.30, acontece, no Campo de São Mamede, a cerimónia solene em que serão apostas as condecorações honoríficas municipais. O vereador da Cultura, Miguel Oliveira, apela à participação popular neste momento em que vai acontecer um concerto pela Orquestra de Guimarães com o Coro Comunitário.