IL e CDS não fecham a porta a acordos com independentes ou PSD para a Câmara do Porto
A Iniciativa Liberal e o CDS-PP estão preparados para ir a votos sozinhos nas autárquicas no Porto. Mas não fecham a porta à possibilidade de um acordo ou com os independentes de Rui Moreira ou com o PSD.
Corpo do artigo
A decisão final só será tomada em finais de janeiro, inícios de fevereiro. Iniciativa Liberal (IL) e CDS-PP até estão preparados para ir a votos com listas próprias nas autárquicas do próximo ano, no Porto. Mas não fecham a porta, em absoluto, a negociações ou com o movimento independente de Rui Moreira ou com o PSD.
Há três anos, IL e CDS-PP associaram-se à recandidatura de Rui Moreira, que está a concluir o seu terceiro e último mandato como presidente da Câmara do Porto. Mas, desde há um ano, os dois partidos dão sinais de que deverão avançar sozinhos nas autárquicas de 2025. Aliás, o vereador liberal Ricardo Valente revelara ao JN disponibilidade para ser cabeça de lista, mas nas declarações para justificar a renúncia aos pelouros na autarquia, comunicada a Rui Moreira na terça-feira, parece ter recuado nessa intenção. "Não está claramente nos meus horizontes a participação política enquanto candidato pela IL", afirmou, à Lusa.