A imigração em Portugal, nos seus mais diversos vetores, estará em debate no próximo dia 14, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos. O "MigraTalks" é uma organização do Centro Comunitário de S. Cirilo, instituição com sede no Porto que apoia imigrantes.
Corpo do artigo
“De onde vêm os imigrantes que têm chegado ao nosso país?”, “Que boas contribuições trazem e que questões se levantam com a sua chegada e a sua maneira de estar?”, “Há razões para termos medo?”, “Que boas práticas de acolhimento de imigrantes existem em Portugal?”, “Como somos vistos por um muçulmano?”, “Em que é que as nossas perceções distam ou coincidem com a realidade?”. Estas são algumas das questões que estarão no centro do debate.
Entre outros oradores, estarão presentes António Vitorino (presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo e ex-diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações), Pedro Gois (diretor do Observatório das Migrações) e Paulo Fernandes (presidente da Câmara do Fundão, uma autarquia que é referência pela boa integração de imigrantes).
O programa inclui conferências, mesas redondas, entrevistas e momentos como um “Border Coffee – Café em posto de fronteira” e a possibilidade do contacto direto com imigrantes.
O Centro Comunitário de S. Cirilo é uma instituição com sede no Porto que promove a autonomização e integração de imigrantes. No ano passado, acompanhou 1300 imigrantes através da sua equipa técnica e dos seus quase 80 voluntários regulares. Entre outros serviços, o centro dispõe de um gabinete de emprego, um gabinete jurídico, aulas de Português, formações de capacitação em diversas áreas e quartos para acolhimento temporário de imigrantes no seu processo de autonomização.