O Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria criou um módulo de uma paragem de autocarro, com cerca de 350 quilogramas, através de impressão 3D, em apenas 18 horas, revela ao JN Artur Mateus - subdiretor do CDRSP e coordenador do projeto pelo Politécnico de Leiria.
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"Provavelmente, é a maior peça feita por impressão 3D em Portugal, com um sistema de extrusão nacional", acredita Artur Mateus. "As tecnologias de fabrico aditivo permitem a personalização, através da criação de peças únicas, em pequenas quantidades, sem usar moldes", explica.
Além do módulo de uma paragem de autocarro, desenhado por uma empresa de design, o CDRSP usou esta tecnologia para fabricar dois bancos em cimento, e um com incorporação de pneu reciclado.
"O mais importante neste processo é a extrusora desenhada para o efeito, com características específicas, sintonizada com o robô e com a plataforma de fabrico", destaca.
Desenvolveram-se equipamentos e, provavelmente, pela primeira vez em Portugal, fizeram-se produtos de grande dimensão por fabrico aditivo
As estruturas para demonstração foram criadas no CDRSP. "Os desafios foram grandes e os resultados nem sempre os esperados, mas desenvolveram-se equipamentos e, provavelmente, pela primeira vez em Portugal, fizeram-se produtos de grande dimensão por fabrico aditivo", sublinha o subdiretor do centro de investigação da Marinha Grande.
Fabrico aditivo
Impulsionador da candidatura à Agência Nacional de Inovação, Artur Mateus refere que o objetivo das empresas da região Norte e do Centro envolvidas no projeto era explorar a tecnologia de fabrico aditivo, internalizar conhecimento, e validar casos de estudo.
O projeto de investigação Add.Additive foi desenvolvido, ao longo de quatro anos, por um consórcio português de entidades do sistema científico e tecnológico, e por empresas de moldes, cerâmica, plástico, desenvolvimento de equipamentos, construção, aeronáutica e aeroespacial.
O investimento foi superior a 8,8 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões foram financiados pela União Europeia.