Localizado nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia de Moreira, esta quarta-feira, foi inaugurado o novo parque urbano, na Maia. O investimento ascendeu a 1,7 milhões de euros e demorou a ser concretizado, na medida em que tiveram que ser adquiridos terrenos.
Corpo do artigo
Trata-se de “um jardim de proximidade colocado à disposição da população para momentos de convívio e fruição”, referiu o autarca Silva Tiago.
Uma parte substancial dos eucaliptos e acácias foram eliminados por serem espécies de baixo interesse ecológico. Plantaram-se sobreiros, carvalhos e pinheiros mansos.
Na criação do parque usaram-se madeira e granito, por serem materiais com menor pegada ecológica. A madeira resultante do abate das árvores e arbustos foi mantida no local, sendo reutilizada em equipamentos de recreio infantil e juvenil, no tratamento da linha de água e no revestimento do solo.
A linha de água foi intervencionada, tendo-se construído mini-açudes para redução da velocidade de escoamento.
A casa em pedra pré-existente, no interior do parque e que está a funcionar como abrigo e armazém, foi preservada na sua estrutura, imagem e função, tendo agora adjacente uma área de piquenique, com espaço de recreio.
O acesso está facilitado com o prolongamento da Avenida do Doutor José Vieira de Carvalho até à Rua Cruz das Guardeiras e as suas ligações à Rua do Santo Lenho e Rua de José Estevão.