Um incêndio de grandes proporções destruiu este domingo cerca de metade das instalações de uma fábrica de componentes plásticos para automóveis em Paredes de Coura.
Corpo do artigo
A unidade industrial Doureca, labora com materiais perigosos e altamente inflamáveis, e o fogo provocou uma extensa coluna de fumo preto que alastrou a toda a zona envolvente ao parque industrial de Formariz. A população foi avisada pelas autoridades de Proteção Civil, para evitar inalação e cumprir algumas medidas de precaução. "Há uma preocupação acrescida com os produtos desta industria, com matérias muito perigosas, o que nos fez redobrar os cuidados de intervenção, quer com o nosso pessoal, quer mesmo, através do serviço municipal, fazer notas a informar a comunidade de algumas medidas preventivas a adotar devido à coluna de fumo", declarou o Comandante Operacional Distrital, Marco Domingues, que ao fazer um balanço da ocorrência cerca das 17.30 horas, garantiu que "mais de 50% da fábrica e os armazéns de matéria prima mais voláteis e mais perigosos não foram afetados".
"O pior já passou, mas o combate vai continuar. Estamos a fazer proteção às exposições e a evitar que o incêndio se propague, quer a outras fábricas, quer dentro da própria fábrica", adiantou, referindo que o incêndio "foi confinado a uma zona do armazém do material acabado". E acrescentou: "Por uma questão de segurança não há condições para entrar dentro do próprio armazém onde ainda há combustão. As vigas principais já começaram a ceder e as paredes já apresentam fissuras e risco de desmoronamento".
O incêndio de origem desconhecida começou numa altura em que a fábrica não estava a laborar. O alerta foi dado às 12.50 horas. Não se registaram feridos, nem danos em infraestruturas ao redor. Durante a tarde chegaram a estar no local envolvidos na operação de combate ao fogo e segurança do recinto, 90 operacionais com 31 viaturas de 13 corporações dos distritos de Braga e Viana do Castelo, duas patrulhas da GNR, três piquetes da EDP, Proteção Civil Municipal e a estrutura operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).