<p>Um incêndio, ao final da tarde de ontem, quarta-feira, destruiu o interior de um armazém na zona industrial de Alfena, sem, no entanto, causar feridos. A intervenção dos bombeiros evitou que o fogo alastras-se aos edifícios adjacentes.</p>
Corpo do artigo
O alerta foi dado às 18.35 horas por um trabalhador de uma empresa vizinha, quando viu uma espessa coluna de fumo negro a sair de uma das janelas de um armazém de produtos informáticos. Ao chegaram ao local, os Bombeiros Voluntários de Ermesinde depararam-se com o interior do edifício completamente em chamas e repleto de fumo negro. Por precaução, optaram por chamar mais duas corporações, a de Valongo e a de Areosa-Rio Tinto. Em 30 minutos, as três conseguiram apagar o incêndio.
No total estiveram envolvidos no combate ao fogo nove viaturas e 29 homens. O dispositivo mobilizado foi fundamental para minimizar os danos causados.
"Viemos para aqui em força e felizmente conseguimos controlar tudo rapidamente", explicou ao JN o comandante Carlos Teixeira, dos Voluntários de Ermesinde. "A nossa preocupação era, essencialmente, evitar que o fogo passasse para os edifícios contíguos, o que conseguimos rapidamente e nem sequer foi necessário evacuá-los" acrescentou.
Já em fase de rescaldo, o comandante escusou-se a adiantar as causas do incêndio. "Para já não fazemos ideia do que poderá ter dado origem ao incêndio, porque ele deflagrou mesmo no interior e só agora é que conseguimos ter acesso àquela zona", justificou.
Uma testemunha presente no local e que foi a primeira pessoa a dar o alarme contou ao JN que o armazém de produtos informáticos encontrava-se sem utilização há cerca de um ano e que a empresa que ocupa o espaço estará em processo de insolvência.
No entanto, no seu interior ainda continuavam vários componentes informáticos, cujos plásticos e caixas de cartão serviram como rastilho para o rápido espalhar do fogo. A mesma testemunha revelou, ainda, que a porta das traseiras estava aberta, pelo que, na sua opinião, alguém poderá ter arrombado o armazém.