Um sacerdote de 86 anos morreu, na madrugada desta terça-feira, na sequência de um incêndio na sua casa, em Pedrário, freguesia de Sarraquinhos, concelho de Montalegre. Trata-se do padre Manuel Flores, natural daquela localidade, que foi pároco durante mais de 50 anos e que também foi professor no antigo ciclo preparatório.
Corpo do artigo
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, David Teixeira, disse ao JN que, "em princípio", o incêndio ocorreu "no sofá da casa" onde o homem estaria sentado ou deitado. Possivelmente, foi provocado por um "aquecedor ou outro aparelho elétrico". Em todo o caso, a certeza só vai ser apurada pela investigação levada a cabo pela GNR e pela Polícia Judiciária.
Ainda de acordo com David Teixeira, o padre sofreu queimaduras num braço e numa perna e a morte poderá ter sido causada por "inalação de fumos". A autópsia a que o corpo vai ser submetido permitirá apurar as causas em concreto.
O alerta para este incidente foi dado por populares, cerca das 9.30 horas da manhã desta terça-feira, depois de se terem apercebido de algum fumo a sair da casa do padre. Quando os 11 operacionais do Bombeiros Voluntários de Montalegre chegaram ao local, já nada havia a fazer para salvar o sacerdote. O incêndio só consumiu o sofá.