“Roupa velha com ingredientes novos”, sintetiza Almerinda Teixeira. Ia ao Mercado Municipal da Póvoa de Varzim comprar uma árvore de Natal. Acabou sentada a ouvir o "showcooking" do chef Joaquim Rasquete.
Corpo do artigo
“Roupa velha com ingredientes novos”, sintetiza Almerinda Teixeira. Ia ao Mercado Municipal da Póvoa de Varzim comprar uma árvore de Natal. Acabou sentada a ouvir o showcooking do chef Joaquim Rasquete. Aprendeu “muito, muito” e, no final, o sabor “delicioso”, conquistou até a neta, a pequena Inês que, aos sete anos, descobriu que, afinal, “as couves também podem ser boas”. A Praça do Natal está no Mercado da Póvoa até amanhã. Há decorações, neve, Pai Natal, hora do conto, concertos e muito mais para ver.
Um molho feito com peles, espinhas, natas vegetais e queijo da ilha, bacalhau confitado em azeite, alho e louro, batata aos cubos, couve frisada cortada ao jeito de “caldo verde”, gema de ovo curada, pão de azeitona e um creme de alho e mel. O resultado é uma roupa velha reinventada cheia de sabores. “É um prato que vamos alimentando de sabor”, explicou Joaquim Rasquete, um dos chefs do restaurante DOP, do chef Rui Paula, enquanto ia preparando a “roupa velha”. Pelo meio, foi ensinando dicas fáceis para tornar todas as receitas ainda mais especiais.
“Aprendi a fazer azeite de alho. Não sabia. Já vou preparar em casa”, atirou, sorrindo Almerinda, ela que, filha de cozinheiro, sempre gostou dos tachos. Andava ali às compras, no mercado que nunca dispensa para comprar verduras, frutas e flores. Parou a ver o showcooking. Acabou por ficar até ao fim.
No andar de baixo, Maria do Alívio Pereira vende peixe no mercado poveiro há 40 anos. Escada acima, escada abaixo, foi espreitando a receita. “É diferente do tradicional, mas estava muito, muito bom!”, assegurou no final. Por ali, os comerciantes aplaudem a iniciativa: “O Mercado está bonito e animado! O presépio e a decoração, o Pai Natal, a neve, a música… Agora só faltam mais clientes”, diz Maria do Alívio, lamentando a falta de estacionamento nas redondezas.
Nesta sexta-feira, o "showcooking" está de volta às 10.30 e a receita é sonhos de polvo. Sábado é, por ali, dia forte de compras. Neste fim-de-semana, com a Praça do Natal a decorrer espera-se uma enchente, num mercado que “em boa hora se renovou” e, por estes dias, está “ainda mais bonito”.
Agenda
Pai Natal e hora do conto
O Pai Natal está no Mercado todos os dias, às 10 e às 15 horas, para receber os mais pequenos. Há uma mesa, papel, lápis coloridos e um marco do correio para deixarem as cartas ao velhinho de barbas brancas. A hora do conto é ali ao lado, sempre às 11.30 e às 16.30.
Neve cinco vezes por dia
Até sábado ao final do dia, neva na porta sul do Mercado às 10, 12, 15, 17 e 18 horas e, junto às frutas, há um "vídeobooth 360º" a funcionar entre as 10 e as 18 horas.
Música ao fim da tarde
No palco Velo Stage, nesta sexta-feira a música fica a cargo do DJ Zé Araújo. No sábado, é a Beatriz Villar Music quem fecha a festa.