Infraestruturas de Portugal promete intervir para tornar circular de Guimarães mais segura
A Infraestruturas de Portugal (IP) promete melhorar a segurança na circular de Guimarães. O acidente mortal, ocorrido em julho passado e que matou um jovem árbitro de 20 anos, espoletou o alarme social relativamente a uma via onde já morreram 50 pessoas nas últimas duas décadas.
Corpo do artigo
Na sequência daquele sinistro que vitimou Diogo Vaz no mesmo local onde já tinha morrido, em abril de 2016, um jogador do Vitória Sport Clube, a associação cívica Agigantar Guimarães enviou uma interpelação admonitória ao secretário de Estado das Infraestruturas e à IP. A resposta da empresa pública chegou agora, garantindo que a intervenção na via já está contratada.
A IP dá conta de que, “no âmbito do PENSE - Plano Nacional de Segurança Rodoviária, foi determinado, no ano transato, a realização de um projeto de segurança rodoviária na circular urbana de Guimarães, cujo contrato foi recentemente assinado”. O objetivo é identificar situações que careçam de intervenção e “definir medidas a implementar no sentido de melhorar a segurança na estrada”. Entre as ações a realizar, estão a análise do comportamento dos automobilistas e a realização de auditorias de segurança naquela via.