A Iniciativa Liberal (IL) vai concorrer pela primeira vez à Câmara de Vila Verde nas eleições autárquicas deste ano, sendo a candidatura liderada também por um estreante, Jorge Eiras, que pretende atrair os cidadãos para a participação política.
Corpo do artigo
“É com enorme honra e sentido de responsabilidade que me apresento como candidato da Iniciativa Liberal à presidência da Câmara Municipal de Vila Verde. Apresento-me com um objetivo claro: trazer uma nova forma de fazer política – para os vilaverdenses – com determinação, com respeito pela liberdade, pela transparência e pelos valores democráticos”, referiu o candidato, esta sexta-feira, durante o discurso de apresentação, numa sessão realizada na Biblioteca Municipal.
Natural de Vila Verde, onde nasceu há 46 anos, Jorge Eiras é engenheiro de Proteção Civil e professor universitário, tendo agora a sua primeira participação na vida política ativa. “Não venho da política. Venho do mundo real, de quem sabe quanto custa cada cêntimo do rendimento do trabalho e de quem acredita que o poder local deve responder às necessidades das pessoas de forma simples e não o contrário”, afirmou.
A simplificação de processos administrativos para ter “mais dinâmica no modelo de decisão”, “liberdade para empreender” através da “anulação dos entraves para quem quer abrir um negócio ou investir” e a aposta em “mais transparência” na relação com a população, que pretende atrair para a discussão política, foram algumas das ideias-chave defendidas por Jorge Eiras.
A candidatura da Iniciativa Liberal é, até ao momento, a quarta a ser anunciada em Vila Verde. A atual presidente da Câmara, Júlia Fernandes, recandidata-se pelo PSD, numa corrida que conta também com Filipe Silva pelo PS e Fernando Silva pelo movimento independente Amor a Vila Verde, apoiado pelo CDS.
Esta sexta-feira, a IL anunciou também que a candidatura à Assembleia Municipal será encabeçada pela atual coordenadora do núcleo territorial da IL, Andreia Leitão, e que João André Silva será o candidato à Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo. A expectativa do partido é que sejam entretanto fechadas candidaturas noutras freguesias.