Instituições de Viana e Ponte de Lima criam "central de compras" para baixar custos
Três instituições de Ponte de Lima e Viana do Castelo vão criar "uma central de compras", com o objetivo de baixar os seus custos fixos.
Corpo do artigo
À iniciativa, que será formalizada na sexta-feira, na presença do bispo e do presidente da Câmara de Viana do Castelo, aderiram os centros paroquiais e sociais de Lanheses e Fornelos e a Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo, mas com possibilidade de novas adesões.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Centro Paroquial e Social Riba Lima (Lanheses), o projeto a concretizar por via de um protocolo tem como objetivo "incrementar a sustentabilidade económica destas instituições, através de um maior poder de negociação junto de fornecedores comuns".
"Esta é uma parceria com carácter marcadamente pioneiro, dinamizada por instituições preocupadas com a qualidade do seu trabalho, social e solidário, e com os, cada vez mais exigentes, desafios financeiros quotidianos", informa aquela instituição, dirigida por Vasco Araújo (diretor-executivo). A iniciativa "agregará, numa primeira fase, uma IPSS do concelho de Ponte de Lima e duas IPSS do concelho de Viana do Castelo, mas estará aberta a outras IPSS que comunguem dos mesmos objetivos".
Segundo Vasco Araújo, o projeto "não prevê qualquer investimento a não ser a vontade" e poderá traduzir-se "em significativa poupança material".
"Num estudo interno nosso, a título de exemplo, e através de uma amostra composta por 29 IPSS sediadas nos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo, estas organizações viram os seus gastos com custos fixos aumentarem, em 2022, cerca de 5% face ao ano de 2021", indica, sublinhando que, "se a estes números acrescentarmos os sucessivos aumentos dos gastos com remunerações, chegamos a valores muito difíceis de enfrentar".