A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende vai beneficiar de um investimento global de 2,85 milhões de euros, financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do eixo construção e renovação de instalações hospitalares.
Corpo do artigo
O objetivo é renovar, modernizar e qualificar as infraestruturas e equipamentos, preparando a transição para o futuro hospital de Barcelos.
O investimento contempla projetos no valor de 1,82 milhões de euros, destinados a reforçar a capacidade assistencial, melhorar as condições de trabalho dos profissionais e aumentar o conforto dos utentes.
Entre as intervenções previstas destacam-se a requalificação e ampliação do espaço da consulta externa (200 mil euros), a reorganização do Serviço de Urgência com a criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios (1,1 milhões), a modernização da cozinha hospitalar (310 mil), a requalificação do pavimento dos serviços de internamento (55 mil), a instalação de ar condicionado na zona de espera do serviço de urgência (64 mil) e a criação de um auditório e espaço de coworking (95 mil).
A estes projetos soma-se ainda o financiamento de 1,03 milhões de euros, destinado à aquisição de novos equipamentos hospitalares essenciais.
No total, os 2,85 milhões de euros representam um investimento estratégico para a ULS de Barcelos/Esposende, que permitirá não só modernizar os serviços atuais, mas também reforçar a preparação para o futuro Hospital de Barcelos.