O investimento do município de Braga em 2023 atingiu os 30 milhões de euros, sendo que 4,2 milhões de euros foram concretizados diretamente pelas freguesias do concelho.
Corpo do artigo
"2023 foi um ano de amplas realizações para o município e o concelho, conciliando as políticas sociais, de dinamização económica e de reforço das políticas culturais, com o maior nível de investimento desde 2010, promovendo a coesão, a mobilidade sustentável, a educação ou a valorização do meio ambiente", disse ao JN, o presidente da Câmara, Ricardo Rio.
O Relatório de Gestão e Contas de 2023, documento que será analisado, terça-feira, em reunião do Executivo Municipal, indica que as maiores obras concretizadas foram as da requalificação e modernização do Parque Escolar (6,9 milhões), da continuidade da implementação do projeto de mobilidade “Eu Passo Aqui” (4,7), e da inserção urbana da rede ciclável (1,9).
Enumera, ainda, as várias intervenções feitas na rede viária municipal (1,9 milhões), a regularização do Rio Torto e a requalificação das margens da Ribeira de Castro (1,6), a requalificação do Bairro de Santa Tecla (1,5 ), a requalificação do Convento de S. Francisco de Real (1,3 ), e a requalificação de equipamentos desportivos (1,2).
Numa divisão por áreas, o documento aponta as do ordenamento e planeamento do território (10,5 milhões), da educação (7 milhões), transportes rodoviários (1,9 ), cultura (1,4) e desporto (1,2).
"Foi, assim, alcançado o maior volume de investimentos estruturantes inseridos no programa de investimento, fruto também do processo de descentralização administrativa nas áreas da saúde e ação social e da consolidação do mesmo na educação, o que originou um aumento considerável da atividade operacional", diz, ainda, Ricardo Rio.
O Relatório sublinha, ainda, que, "tendo 2023 sido um ano de forte investimento, o passivo total do município registou um aumento face a 2022, continuando ainda assim em níveis bastante aceitáveis, totalizando cerca de 69,5 milhões de euros - sendo que 26,6 milhões de euros representam passivo de médio e longo prazo".