Passavam 46 minutos da meia-noite quando Ivana nasceu, no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), com 2,640 quilogramas e 48 centímetros. É a primeira bebé a nascer no Porto em 2022.
Corpo do artigo
Rafaela Pereira, de 23 anos, foi mãe pela primeira vez 46 minutos depois de entrar no novo ano. O nascimento de Ivana estava previsto para dia 5 de janeiro, por isso, assume Rafaela, "foi uma surpresa".
"Vim à consulta [dia 30 de dezembro] e tive de ficar internada para indução de parto porque a placenta não estava a alimentar bem a bebé", explica a portuense, garantindo que está tudo bem.
No próximo dia 4, Rafaela poderá regressar a casa com Ivana, mas ainda este sábado vão ser feitos mais exames à bebé para decidir a data.
Lucas tem o irmão mais velho à espera
Uma hora depois, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, nasceu um menino, à 1.44 horas. Chama-se Lucas, pesa 2,720 quilos e tem um irmão mais velho à espera dele em casa.
O pai, Jorge Vieira, de 32 anos, explicou ao JN que a data prevista do nascimento era dia 5 de janeiro, mas já o primeiro filho do casal tinha nascido às 39 semanas. "O Lucas decidiu nascer às 39 e dois dias", explicou Jorge. Foi um parto normal, acrescentou o pai, dando nota de que tudo está bem com o bebé e a mãe, Carmen Marques, de 25 anos.
Maria Francisca esperou pelo Ano Novo para nascer
Soraia Monteiro, de 26 anos, estava desde o dia 28 de dezembro à espera do nascimento de Maria Francisca. A bebé escolheu o primeiro dia do ano para nascer, já de madrugada, às 6.36 horas, no Hospital de S. João, no Porto.
A primeira filha de Soraia pesa 3,250 quilos e mede 52 centímetros. Apesar de admitir algum cansaço, a mãe admite a experiência "está a ser ótima".
Sayuri Renata foi o primeiro bebé a nascer no Hospital Pedro Hispano
Às 8.45 horas nasceu mais uma menina. Foi o primeiro bebé do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. A bebé, Sayuri Renata, com 3,236 quilos e 48,5 centímetros, é filha de mãe portuguesa, Carolina Diogo, e pai angolano, Luís Santa Rosa. A família vive em Águas Santas, na Maia.
Primeiro bebé do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde
É um menino e chama-se Adriel. Nasceu às 01.52 horas e é o primeiro bebé a nascer em 2022 no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde. A unidade hospitalar apresenta-o como "um super bebé" com 4 quilos e 52 centímetros.
"Veio com a esperança de um novo ano robusto e cheio de saúde", acrescenta o hospital na sua publicação do Facebook.