A covid-19 já fez 22 vítimas mortais no concelho de Barcelos desde o início da pandemia, em março. Os números foram revelados esta terça-feira pelo presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes.
Corpo do artigo
"São cidadãos com idade já avançada e que sofriam de outras patologias, mas são sempre de lamentar estas mortes", destacou o autarca, em conferência de imprensa online.
Entretanto, estão em vigilância 2365 pessoas do ACES Cávado III, que abrange os concelhos de Barcelos e Esposende, com Costa Gomes a afirmar que, entre os dias 11 e 18 de novembro, se registaram, só em Barcelos, mais 995 infetados: "É uma evolução considerável e uma situação muito preocupante", fruto de "algum facilitismo". No entanto, acrescenta o autarca, os números aumentaram também devido a uma maior testagem. Refira-se que, há pouco mais de duas semanas, Barcelos passou a dispor novamente de um covid-drive que, até ao momento, já realizou mais de 1400 testes.
Entretanto, em articulação com o ACES, está a funcionar na Câmara um call-center com seis linhas telefónicas, por forma a dar resposta às muitas chamadas que estão a ser feitas para os centros de saúde. Por outro lado, a unidade de retaguarda distrital, criada no Hotel João Paulo II, em Braga, está de novo ativa desde esta segunda-feira. O hotel tem espaço para 70 camas, que servirão para dar resposta a pessoas que, estando infetadas com covid-19, não necessitam de internamento hospitalar, mas precisam de um apoio médico pontual. "Será uma forma de liberar camas nos hospitais, com uma ala para acamados e outra para pessoas com mais mobilidade", frisou Costa Gomes.