Iniciativa da Câmara Municipal distribuiu sete miniconcertos com as bandas de São Mamede de Ribatua e de Carlão e com a Tuna da Universidade Sénior pelos lares e centros de dia do concelho.
Corpo do artigo
A Câmara de Alijó levou música ao coração dos utentes de lares e centros de dia, através de sete miniconcertos realizados durante este mês de janeiro. Foram abrangidas mais de 200 pessoas que são servidas por instituições particulares de solidariedade social do concelho.
De acordo com a vereadora Mafalda Mendes, o projeto inseriu-se na estratégia municipal de "descentralizar a cultura e levá-la a todos os públicos". E como muitos dos idosos e utentes das instituições "têm dificuldades de mobilidade e, de outra forma, não teriam acesso a eventos deste género", nada melhor do que levar a música até eles, com o objetivo de "contribuir para um envelhecimento positivo, ativo e saudável" e de "combater o isolamento social".
Depois de assistir à atuação da Banda de Música de Carlão, no Lar de Vila Chã, Maria de Lurdes Cabral, 79 anos, admitiu que gostou do que viu. "Vem dar-nos vida! Estamos aqui entretidas e escusamos de passar o tempo sozinhas em casa", salientou a mulher que é utente do centro de dia.
Elvira Dias, 86 anos, conterrânea de Maria de Lurdes em Vila Chã e também utente do centro de dia, arriscou trautear uns versos das canções da banda, mas a memória já não é a de outros tempos. Desata às gargalhadas ao confessar o que lhe aconteceu: "Eu bem tento cantar, mas já pouco entendo e não fixo as letras".
As músicas escolhidas para o miniconcerto foram animadas, pois é preciso "dar um pouco de alegria aos idosos, para que sintam que não estão aqui abandonados", realçou Carla Quintas, presidente e música da Banda de Carlão, que levou ao lar de Vila Chã cerca de 30 elementos, a maior parte deles jovens.
Valeu a pena
Os miniconcertos nos lares e centros de dia de Alijó tiveram a colaboração das instituições sociais do concelho. António Fernandes, diretor do Lar de Vila Chã, diz que a iniciativa valeu a pena porque "levou felicidade aos idosos" e "tudo o que seja direcionado para as pessoas é sempre um bom investimento". Por isso, apelou à continuidade da parceria das instituições com a Câmara para que "repita mais vezes" e "abrangendo mais utentes".
A vereadora da Câmara Municipal de Alijó, Mafalda Mendes, entende que, depois de uma primeira experiência bem-sucedida e de registar os pedidos dos utentes para que se repita mais vezes, "já não há como escapar" e vai tentar-se que seja "mais regular". A certeza que dá é que "no próximo mês de janeiro vai repetir-se a iniciativa "Levamos a Música no Coração" para proporcionar sorrisos a todos".
Ao todo, foram realizados sete pequenos concertos com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua e a Banda de Música de Carlão (duas freguesias do concelho), e com a Tuna da Universidade Sénior de Alijó. Atuaram no centro de dia de Favaios e nos lares de Alijó, Sanfins do Douro, Vilar Maçada, Vila Chã e Carlão.