São cinco dias de festa. Vai ser assim, este ano, mais uma edição de Os Dias no Parque, na Póvoa de Varzim. Rui Veloso, José Cid, Bárbara Bandeira, Anjos e Tiago Maroto são os cabeças de cartaz. Será de 6 a 10 de junho. A entrada é livre.
Corpo do artigo
Estarão envolvidas mais de 90 associações e clubes. Estão programados jogos tradicionais, desportos radicais, atividades educativas, comes e bebes, animação de rua e muita música.
Os Dias no Parque, lembrou o presidente da Câmara, Aires Pereira, “são a grande festa das associações culturais, desportivas e recreativas do concelho, dos clubes e das instituições de solidariedade e, todos os anos, arrastam milhares ao Parque da Cidade”. À entrada, nas barraquinhas das associações, há comes e bebes para todos os gostos.
No interior do parque, dos insufláveis ao slide, da parede de escalada ao stand up paddle no lago até às oficinas ambientais ou aos torneios de futebol ou voleibol, há animação de manhã à noite.
Para além dos cinco cabeças de cartaz, haverá ainda demonstrações de dança, yoga e capoeira, um concerto da Banda de Música, ranchos folclóricos, DJ e um palco secundário destinado aos artistas locais.
Os Dias no Parque começaram em 2011, organizados pela Câmara, com o objetivo de mostrar a nova autoescada dos Bombeiros da Póvoa e angariar fundos para a corporação. Atualmente, o evento é já uma das principais fontes de receita para todos os clubes e associações locais.
Segurança garantida
Aguardam-se “momentos de diversão e convívio”, que incluem “desporto e aventura, animação infantil e juvenil, oficinas ambientais e de bem-estar e a consagração da época desportiva no concelho, com a entrega de prémios a realizar no dia 10 de junho, de manhã, como é tradição”.
“A segurança, o bem-estar e o respeito pela natureza são valores fundamentais de Os Dias no Parque. Em conjunto com o Hospital da Luz e os Bombeiros Voluntários estará disponível, em permanência, um Posto de Saúde e Emergência, e um Posto de Comando e Controlo, liderado pela Proteção Civil e pela Polícia Municipal, em colaboração com todas as forças – GNR, PSP, bombeiros e segurança privada – de modo a garantir a vigilância e a segurança de todos”, é salientado pela organização.