Uma rapariga de 15 anos, que estava desaparecida desde 29 de Maio da localidade de Louriçal, concelho de Pombal, foi localizada terça-feira por elementos da GNR em Riba de Baixo, Penacova.
Corpo do artigo
Fonte da GNR disse esta quarta-feira à Agência Lusa que a estudante foi encontrada cerca das 17:00 por militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas do Comando Territorial de Leiria e do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pombal da GNR na companhia de um amigo.
A rapariga fugira da escola onde estuda, em Louriçal, Pombal, tendo sido encontrada aparentemente "bem de saúde".
A jovem, que estava entregue a uma família de acolhimento quando desapareceu, foi entregue à Segurança Social "para acolhimento, avaliação e ulterior procedimento", disse a mesma fonte da GNR.
A menor, que frequenta o 9º ano de escolaridade, "saiu da escola sem autorização", no passado dia 29 de Maio, revelou o director financeiro do Instituto D. João V, Nuno Madama.
Segundo o responsável, a adolescente fugiu por volta das 08:30. "A aluna passou entre as grades" do recinto escolar, declarou a mesma fonte, adiantando que, de imediato, foi contactada a Escola Segura da GNR e informados os encarregados de educação.
A jovem reside em casa de uma família de acolhimento, em Almagreira, no concelho de Pombal.
A sua encarregada de educação, Maria da Conceição, garantiu que "nada fazia prever" o desaparecimento da adolescente.
"Ela andava bem, estava normal", declarou Maria da Conceição, que cuida da menor desde que ela tinha dois anos de idade.