Um jovem de 17 anos foi, na manhã desta terça-feira, salvo de afogamento por dois homens que andavam a limpar o rio Cávado, na zona de Barcelinhos, freguesia de Barcelos. Um deles é bombeiro e conseguiu reanimá-lo.
Corpo do artigo
Tudo aconteceu por volta das 10 horas, altura em que Manuel Ribeiro, de 54 anos, e José Manuel, de 62, responsáveis pela erradicação dos jacintos de água do rio Cávado, começaram a ouvir pedidos de socorro. Pegaram no barco e foram até ao açude de Santo António de Vessadas, onde viram um jovem em pré-afogamento.
“O rapaz ia ao fundo, voltava para cima, fazia bolinhas. O meu colega, José Manuel, começou a tirar a roupa e atirou-se para o ir buscar, enquanto eu ligava para o 112”, começa por dizer Manuel Ribeiro, completando: “Ele tentou agarrar o rapaz, mas escorregou-lhe. Voltou a mergulhar e conseguiu trazê-lo para a margem do rio”.
Aí, Manuel Ribeiro, bombeiro profissional, começou a fazer manobras de reanimação até o jovem ficar consciente. “Finalmente consegui que ele respirasse, começou a deitar água fora e conseguimos salvá-lo”, salienta, acrescentando que o colega, José Manuel, “foi um herói”.
Numa praia fluvial sem vigilância e com zonas do rio bastante perigosas, Manuel Ribeiro deixa o alerta. “Esta zona é muito funda e perigosa. Hoje, se não fossemos tão rápidos, o rapaz morria ali”, remata.
O jovem de 17 anos , natural e residente em Barcelos, foi transportado ao hospital de Barcelos. Prestaram socorro os bombeiros de Barcelos e de Barcelinhos e a VMER.
A GNR registou a ocorrência.