O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe, entre esta quinta-feira e sábado, a Mostra Nacional da Ciência, organizada pela Fundação da Juventude. A iniciativa junta alunos e professores de todo o país, para apresentarem os projetos científicos realizados em sala de aula.
Corpo do artigo
A edição deste ano conta com a participação de mais de 110 projetos de mais de 330 jovens cientistas. Entre os candidatos, há projetos do Brasil, Espanha, França, Itália, Luxemburgo e Moçambique.
Das ciências exatas às ciências sociais, passando pela engenharia e pela biotecnologia, os projetos científicos versam diversas temáticas. Um robô que planta árvores em todos os terrenos, uma solução que utiliza resíduos poluentes nos ecossistemas marinhos para produzir materiais de construção ou ainda um propulsor espacial construído com materiais convencionais são apenas três das propostas, escolhidas através do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores e que agora serão avaliadas por um júri de especialistas.
Os prémios em disputa totalizam cerca de 100 mil euros em prémios, incluindo "prémios monetários, prémios de experiência e os prémios internacionais, nos quais os projetos ganham a possibilidade de viajar e representar Portugal nos maiores concursos de ciência do mundo", conforme diz a organização. O programa inclui conferências, debates e ações de formação.
A Mostra Nacional da Ciência estará aberta ao público das 14.30 às 19 horas, na quinta-feira, e das 10 às 18 horas, na sexta-feira e no sábado. A entrada é livre.