São 10 os jovens a bordo da caravela Vera Cruz, que partiu de Lisboa na terça-feira, com destino à Galiza. De várias idades, compõem a tripulação que é comandada por Filipe Costa. Neste sábado, a caravela, atracada junto à Alfândega do Porto, está aberta a visitas.
Corpo do artigo
Ao JN, Manuel Camelo, um dos tripulantes, conta que, além da viagem, os jovens estão encarregues de várias tarefas. "Ir ao leme ou à vigia, lavar a louça, pôr a mesa, limpar o barco. Fazemos um pouco de tudo, somos mesmo parte da tripulação", explica o adolescente de 17 anos. Na sua perspetiva, este trabalho é importante, pois traz "um sentido de responsabilidade" que considera muito importante para a viagem.
Para Manuel, viajar de caravela é uma "oportunidade única" visto que consegue experienciar aquilo que "os antepassados fizeram de tão bom" para Portugal. Além disso, os jovens vão encontrar-se com tripulações de outros países na chegada ao destino, o que, para Manuel, "será a melhor parte da viagem".
Diogo Veia, de 15 anos, também faz parte do grupo. Revela que a experiência tem sido ótima, e destaca o ritual de batismo, pelo qual todos os jovens tiveram de passar. "Quando chegamos às Berlengas, saltamos da borda do barco para a água, e à medida que subíamos as escadas, o comandante e o cozinheiro atiravam-nos farinha, ketchup e maionese para a cabeça", recorda Diogo.
Para o comandante, Filipe Costa, "o mar tem um poder transformador nos jovens", agregando valores como a "solidariedade e a entreajuda", e permitindo-lhes, acima de tudo, "aprender a acreditar neles próprios e na equipa que navega ao lado deles." Filipe Costa revela que serão mais de cinco mil jovens que se encontrarão no fim do The Tall Ships Races 2023, para "uma festa de juventude e do mar."
O vice-presidente da Câmara do porto, Filipe Araújo, fez uma visita à embarcação no início da tarde desta sexta-feira. Salientou a oportunidade que esta iniciativa oferece aos jovens, e a quem estiver pelo Porto nesta altura, podendo conhecer de perto "através dos vários cartazes e das explicações que são dadas, aquilo que foram os navegadores portugueses nos Descobrimentos."
A caravela estará disponível para visita até às 18 horas desta sexta-feira e amanhã, sábado, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas.

