Até ao momento, o Kastelo - Associação no Meio do Nada, sediada em São Mamede de Infesta, Matosinhos, não registou qualquer caso positivo de coronavírus. A informação foi avançada pela direção da instituição, que agradece as várias doações de material de proteção individual.
Corpo do artigo
Segundo Teresa Fraga, diretora técnica da unidade de cuidados integrados pediátricos, o Kastelo "continua a garantir as terapias às crianças que estavam em regime ambulatório e que agora estão em casa devido à pandemia".
Nesta altura, todos os profissionais que trabalham na associação mantêm "as precauções e os equipamentos de proteção individual" previstos no plano de contingência implementado e mantido em permanente atualização, de acordo com as normas da DGS.
Mais de dois meses depois de terem sido suspensas as visitas às crianças do Kastelo, a diretora técnica faz o balanço das medidas de prevenção implementadas e torna-se a porta-voz das "boas notícias": "Atualmente, nenhum profissional, criança ou família das crianças internas é positivo para o covid-19", congratula-se.
Segundo Teresa Fraga, a associação já se adaptou à nova normalidade. Sendo que "neste momento, as crianças já se habituaram a conviver com o profissional através da máscara e da viseira". Numa altura particularmente difícil, o Kastelo agradece as várias doações de máscaras, viseiras, álcool gel e testes serológicos.
A associação diz ainda que durante os últimos meses recebeu "cerca de 20 pedidos de famílias carenciadas" do concelho de Matosinhos, as quais está a apoiar "quinzenalmente".