Laboratório para experimentação e prototipagem abre na Lusíada de Famalicão
O concelho de Famalicão já tem um espaço de experimentação, prototipagem rápida e fabricação digital para o desenvolvimento de soluções para problemas locais. O FabLab está instalado na Universidade Lusíada de Famalicão e resulta de uma parceria entre a instituição de ensino superior e a Câmara Municipal.
Corpo do artigo
O laboratório resultou de um investimento de 60 mil euros e destina-se a estudantes, empresários, comunidade em geral e instituições educativas. Quem pretender utilizar a nova infraestrutura tem de efetuar marcação junto da Câmara Municipal.
O FabLab propõe-se a testar e desenvolver projetos e soluções para problemas locais que podem ser exportados globalmente, promover junto das instituições de ensino o contacto com novas tecnologias, e facultar às startups e às empresas o acesso a equipamentos de prototipagem rápida e fabricação digital. O espaço engloba máquina de corte a laser, impressora 3D, fresadora, máquina de circuito interno, máquina de soldar, bancadas de trabalho e acesso a laboratórios.
Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, salientou a importância de espaços do género para a produção de riqueza para Famalicão, para a região e para o país. Por seu lado, o reitor da Universidade Lusíada destacou a virtuosidade da parceria com a Autarquia.