Os moradores de Laceiras, em Arrifana, contestam o encerramento da passagem de nível mais próxima, na Linha do Vale do Vouga. E culpam a Junta de Freguesia de não defender os interesses da população local.
Corpo do artigo
Surpreendidos com o início das obras junto à passagem de nível, os moradores rapidamente confirmaram que tal intervenção se destinava ao encerramento definitivo daquele acesso ao Lugar de Laceiras.
O fecho da travessia mereceu contestação imediata dos habitantes que foram lembrar à Assembleia de Freguesia que tal vai "complicar o acesso às habitações e terrenos agrícolas", obrigando a uma deslocação superior a um quilómetro para chegar ao antigo acesso a Norte.
Numa carta de contestação, entregue à mesa da Assembleia de Freguesia, dizem-se "desiludidos" por não terem sido atempadamente informados nem "ouvidos nem achados em todo o processo". "Mas estamos atentos e vigilantes e esperamos que tudo termine da melhor forma, pois não permitiremos que nos atirem areia para os olhos", escreveram na missiva, reivindicando uma alternativa de acesso condigna, meios dissuasores de acesso directo à linha férrea e uma linha de iluminação pública.
Na resposta a estas preocupações, o presidente da Junta de Freguesia, Dário Matos, lembrou que, em tempos, foram alguns dos moradores que quiseram encerrar aquela passagem, apesar de ali se terem registado apenas dois acidentes sem consequências graves nas últimas décadas. Referiu, ainda, que a Junta não tinha intervenção no processo, já definido num "entendimento com as Câmaras Municipais e a REFER", disse.
