A Águas de Carrazeda lançou uma campanha de sensibilização, em que alerta a população para a necessidade de poupar o máximo de água possível e para avisar sobre eventuais fugas e roturas de canalizações.
Corpo do artigo
A medida surgiu após uma reunião entre o administrador da empresa privada que gere a água e o saneamento no concelho, Francisco Morais, e o presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia. Foi marcada para discutirem a iminência de uma ruptura no abastecimento de água a grande parte do concelho. É que a barragem da Fontelonga, de onde a população bebe, só já tem reservas para este mês de Novembro.
Francisco Morais está convencido de que, neste momento, não haverá necessidade de implementar um plano de contingência mais exigente, pois "nestes meses de Outono e Inverno há um abaixamento considerável no consumo". Por outro lado, confia nos efeitos da campanha de sensibilização, que na seca de 2005 também obteve bons resultados, com a população a diminuir consideravelmente o gasto de água.
De resto, o responsável adianta que se a situação se colocasse ao concelho durante o Verão, "seria mais complicado", acreditando que ainda há-de chover o suficiente para evitar a ruptura total no abastecimento.