Os utentes do lar da Pousa, em Barcelos, onde existem já nove casos de infetados por Covid-19, vão fazer o teste entre segunda e terça-feira. A instituição, aponta o autarca, não tem condições.
Corpo do artigo
Segundo o presidente da Câmara, que falou hoje em conferência de imprensa, por videoconferência, a instituição não tem condições para fazer o isolamento devido de todos os 24 utentes, que permanecem na instituição.
Miguel Costa Gomes anunciou que será feito um exame de despiste a todos os utentes e que os que acusarem negativo serão transferidos para uma unidade hospitalar privada. Os colaboradores, cerca de 31, também irão fazer o teste. "A instituição não tem condições internas de fazer o isolamento dos utentes. Só após os resultados das análises é que teremos condições de evacuar os cidadãos que não estejam infetados", afirmou o autarca.
Tal como o JN noticiou este domingo, foram detetados no Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa nove infetados pelo novo coronavírus, entre os quais cinco utentes e quatro colaboradoras. O primeiro caso foi o de uma funcionária, infetada no início da semana passada.
O concelho de Barcelos tem 27 IPSS, que acolhem, no total, 650 idosos em lar, 646 em centro de dia (agora suspenso) e 444 a receber apoio domiciliário.