
Foto: Câmara Municipal de Fafe
A dupla Jari Matti-Latvala e T. Luthien, em Toyota Celica ST, terminou o Historic Rally Fafe, com uma vantagem superior a quatro minutos sobre o Ford Sierra Cosworth de Valter Pierangioli e Michela Baldini que, por sua vez, se superiorizou ao Porsche 911 2.7 RS, de Maciej Lubiak/Grzegorz Dachowsk.
Corpo do artigo
Integrado no Historic Rally Fafe, decorreu também uma prova da Taça de Portugal de Clássicos, cujo vencedor foi Rui Ribeiro (Ford Escort MK2), com César Fernandes (Ford Escort MKI) a ocupar a segunda posição do pódio e Armando Marques (Toyota Starlet) no terceiro posto.
A cerimónia de entrega de prémios do Historic Rally Fafe decorreu em frente à Câmara Municipal. Numa tarde em que o sol chegou a espreitar, muito público aproveitou para dar uma vista de olhos nas máquinas de rali de outras épocas, depois de a meteorologia não ter ajudado os que pretendiam ver as passagens nas serras de Fafe. Jari Matti-Latvala e T. Luthien venceram o rali e sagraram-se campeões da Europa, mas o público adorou não só o Toyota Celica do vencedor, mas cada um dos carros. Os Ford Escort, de tração traseira, a varrer nas curvas, brilharam na Taça de Portugal e não deixaram nenhum fã indiferente. Participaram nesta prova máquinas desde a década de 1960 até ao ano 2000.
Em maio há Campeonato do Mundo
Os bólides e os pilotos foram embora e Fafe ficou à espera da chegada, em maio de 2026 (7 a 10), do WRC (Campeonato do Mundo) e, em outubro (9 a 11) do Rally Five Cities North of Portugal, integrado no ERC (Campeonato da Europa).

