
Apesar dos 40 anos, o Audi Quattro continua a despertar paixões
Foto: Rui Dias
Na tarde deste sábado, ainda é possível ver máquinas como o Toyota Celica ST, Ford Sierra RS Cosworth, Porsche 911 2.7 RS ou Renault 5 Turbo a "dar gás" pelos troços das serras de Fafe onde brilharam, em décadas passadas.
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Jari-Matti Latvala, ao volante do Toyota Celica ST, dominou o primeiro dia do rali e, se nada de anormal acontecer até ao fim, vai sair de Portugal com o título europeu. Ao público fafense, habituado a ver passar os carros de rali, neste caso, não interessa muito saber quem vai vencer, mas antes recordar carros que noutros tempos passaram por aqui, a disputar títulos nacionais e mundiais, com os melhores pilotos ao volante. Para chegar aos locais ideais para ver a prova é preciso ajuda da população local, o acesso é difícil e há pouca informação.
"Esse Toyota não era o carro daquele espanhol, o Sainz ou lá o que é?" - a pergunta parte de uma septuagenária, sem nenhum ar de fã de ralis. Bata escura de quem anda na lida da casa, na zona de Montim, o troço passa-lhe à porta. À força dos anos a ver passar as máquinas e "da paixão dos filhos", começou a perceber um pouco do tema. "Sim, o Carlos Sainz pilotou um Toyota Celica, mas este é um filandês, Jari-Matti Latvala", alguém lhe diz. "Esse não é o daqueles carros pequeninos do "dá-te asas"?" - Dona Maria sabe mesmo do assunto. O piloto filândes pilotou o VW Polo WRC, com o patrocínio da Red Bull, e venceu o Rali de Portugal, em 2015, com esse carro.
Na estrada os bólides iam-se sucedendo, com os pilotos mais confiantes nos troços da tarde, depois de abrir o sol, do que no nevoeiro e na chuva da manhã de sexta-feira. O primeiro dia terminou com o Toyota Celica de Latvala mais de três minutos à frente do segundo classificado, o Ford Sierra Cosworth de Valter Pierangioli que andou envolvido numa luta com o Porsche 911 2.7 RS (um barulho de motor lindíssimo) do polaco Maciej Lubiak. Se não houver surpresas ao longo das classificativas deste sábado, Latvala deve sagrar-se campeão da Europa, em Portugal.
Homenagem à piloto que venceu em Portugal, em 1982
O Município de Fafe aproveitou a presença de Michele Mouton na cidade, como delegada de segurança da FIA, para homenagear a piloto francesa que, em 1982, foi vice-campeã do mundo, vencendo três provas, Portugal, Grécia e Brasil, ao volante dum carro que se tornou mítico, o Audi Quattro. O modelo pode ser visto em prova, com Alberto Fraga Vilarinho ao volante, na disputa da Taça de Portugal de Clássicos.

Foto: Câmara Municipal de Fafe
Esta tarde ainda é possível ver as máquinas a acelerar em: Várzea Cova, às 13.49 horas; Queimadela/Travassós, às 14.33 horas; e Vila Cova, às 15.17 horas. A informação disponível para quem quer ver é pouca e não é muito clara, sem ajuda das populações locais, por vezes é difícil chegar às zonas de espetáculo, até porque as estradas principais estão cortadas e alguns dos caminhos por onde é preciso meter, não aparecem no GPS. Um aspeto a melhorar.

