O Campeonato do Mundo (WRC) e o Europeu de Históricos já passam pela "catedral dos ralis" e, a partir de 2026, o Campeonato da Europa (ERC) também vai voltar a Fafe.
Corpo do artigo
A primeira edição do Historic Rally Fafe vai para a estrada nos dias 7 e 8 de novembro. Será a prova que encerra o Campeonato da Europa FIA de Ralis Históricos e vai trazer aos troços das serras de Fafe máquinas e pilotos que já por ali passaram, no tempo em que disputavam o Mundial de Ralis. É o caso de Jari-Matti Latvala, que venceu o rali de Portugal de 2015, ao volante de um VW Polo R WRC, cuja presença, em Fafe, no próximo mês, aos comandos de um Toyota Celica 4WD, já está confirmada. A prova desenrola-se quase totalmente no concelho de Fafe - há uma classificativa em Cabeceiras de Basto - e admite carros desde a década de 1960 até ao ano 2000.
A viagem ao passado dos ralis, em Fafe, é composta por 12 classificativas (130,48 km) em pisos de asfalto e terra, passando por alguns dos pontos que, através das imagens televisivas das provas do Mundial de Ralis, se tornaram internacionalmente conhecidos. Apesar de se tratar da prova de encerramento do Campeonato da Europa de Ralis Históricos, a organização já tem a confirmação da participação do vencedor da prova que antecedeu o rali fafense, o finlandês Jari-Matti Latvala, em Toyota Celica 4WD. Estão garantidas as presenças de máquinas como o BMW M3, Ford Escort 1800, Porsche 911 Carrera RS 3.0 ou Audi Quattro Sport que, em outras épocas, passaram pelas estradas de Fafe, a disputar o Rali de Portugal.
