Líder mundial de produção de botões vai ampliar fábrica em Famalicão
A fábrica de botões Louropel, situada no Louro, em Famalicão vai ampliar as suas instalações "para responder a novos padrões de consumo ecológico e sustentável" e se ajustar ao mercado. O objetivo é construir de forma faseada cinco novas unidades funcionais e uma unidade de reciclagem.
Corpo do artigo
Parte do terreno onde a empresa pretende edificar uma Unidade de Reciclagem está classificado como Reserva Agrícola Nacional, pelo que é preciso desafetá-lo de modo a que tal seja possível. Um dos passos para que a desafetação seja possível é reconhecer que o projeto é de relevante interesse público, algo que a Câmara Municipal já fez. A Unidade de Reciclagem vai produzir botões a partir de material reciclado.
"É uma empresa com história, que tem apostado muito na sustentabilidade ambiental dos seus processos produtivos e que é um dos melhores exemplos para a afirmação de Famalicão como a Cidade Têxtil de Portugal", refere o presidente da Câmara de Famalicão, em nota enviada à imprensa.
A Autarquia sublinha que "os botões produzidos através de energias mais limpas e com a incorporação de produtos naturais e reciclados são já uma imagem de marca da empresa famalicense". "Com a construção desta nova unidade de reciclagem passará a rececionar resíduos de outras atividades económicas, respondendo a novos padrões de consumo ecológico e sustentável e contribuindo ainda mais para a neutralidade carbónica e para a economia circular", acrescenta.
Para Paulo Cunha a intenção de expansão da indústria de botões "é uma boa notícia para Vila Nova de Famalicão" que, "nesta fase menos positiva, continua a ter empresas dispostas a apostar na melhoria das suas condições produtivas".
A Louropel nasceu em 1966, e é atualmente líder mundial na produção de botões emprega atualmente 250 pessoas.