
Avenida do Marechal Gomes da Costa vai receber o metrobus em fevereiro, no trajeto Praça do Império/Casa da Música
Foto: Direitos Reservados
A partir das 10 horas de segunda-feira, dia 29 de dezembro, serão ligados os semáforos instalados em nove zonas da Avenida do Marechal Gomes da Costa, no Porto. Num primeiro momento, a sinalização vai regular apenas os movimentos rodoviários e pedonais. Os sinais luminosos irão, numa fase posterior, garantir a operacionalidade do tráfego assim que entrar em vigor a circulação do metrobus.
"Estão reunidas as condições técnicas para serem ativadas, em modo de funcionamento local, as instalações semafóricas da Avenida do Marechal Gomes da Costa", adianta a Câmara do Porto.
"No âmbito da empreitada de requalificação designada como BRT (Bus Rapid Transit), foi instalada sinalização luminosa em diferentes zonas da Avenida do Marechal Gomes da Costa. A partir da próxima segunda-feira, os semáforos vão regular o tráfego rodoviário e pedonal, melhorando a acessibilidade de todos os utilizadores desta via, estando já preparados para assegurar a operacionalidade do metrobus, assim que começar a circular", é referido.
"Após uma vistoria da Metro do Porto, realizada esta semana, os semáforos serão ligados nas interseções da Avenida do Marechal Gomes da Costa com as seguintes ruas: Rua Professor Augusto Nobre, Rua Jorge Reinel, Rua D. João de Castro, Rua Duarte Pacheco Pereira, Rua Afonso de Albuquerque, Rua Garcia de Orta, Rua Pacheco Castanheira/Rua Pedro Vaz, Rua Gabriel de Sousa/Rua João de Lisboa, e Rua Fernão Mendes Pinto/Rua Padre José Anchieta", é explicado.
Recorde-se que, no dia 18 de dezembro, o Município do Porto, a Metro do Porto e a STCP assinaram um memorando de entendimento, a partir do qual anunciaram o início da circulação do metrobus em fevereiro do próximo ano.
"Todos os condicionamentos de trânsito podem ser consultados, em tempo real, na Plataforma de Trânsito do Município", assinala a Càmara do Porto.

