A comunidade católica de Aldoar comemora neste sábado os 50 anos de ordenação de Lino Maia, que está à frente da paróquia desde 1985. Mais logo, pelas 18.30 horas, o bispo do Porto celebra uma missa, que será seguida de um convívio.
Corpo do artigo
Avesso à celebração de aniversários, pelo menos os seus - costuma dizer que nasceu a 31 de fevereiro -, é com humildade que Lino Maia aceita a homenagem que lhe será rendida ao final da tarde por aqueles que considera como a sua família e que será presidida por D. Manuel Linda. Meio século de dedicação à Igreja e de "serviço às pessoas, à sociedade", a verdadeira razão que o levou a escolher o sacerdócio.
Precisamos de recuar uns anos e ir até Guilhabreu, a freguesia de Vila do Conde onde Lino Maia nasceu, efetivamente, a 13 de setembro de 1947, para encontrarmos a pessoa que o inspirou. Foi um padre, que tinha sido companheiro de carteira da sua mãe, na escola, e que depois se tornou missionário. Mas não só: "Era verdadeiramente um santo". Quando chegou a hora de decidir, optou por estar ao serviço dos outros.