A Câmara de Viana do Castelo divulgou este sábado uma nota de pesar pelo falecimento da autarca de Lugo, na Galiza, e vice-presidente da Mesa da Assembleia do Eixo Atlântico, Paula Alvarellos, aos 61 anos.
Corpo do artigo
A alcaldesa galega, que faleceu vítima de enfarte, tinha participado recentemente numa reunião da assembleia e na cerimónia de abertura da capital da cultura do Eixo, em Viana do Castelo.
"O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome do executivo municipal, associa-se à comunidade de Lugo neste momento de elevado pesar e vai decretar o luto municipal em solidariedade para com uma cidade geminada com Viana do Castelo desde 1990 e integrante do Eixo Atlântico, entidade que Luís Nobre atualmente preside", informou a autarquia este sábado de manhã em comunicado, referindo que "o voto de pesar será endereçado à família, ao Ayuntamiento de Lugo, aos seus colaboradores, ao Eixo Atlântico e a todos os seus funcionários".
Paula Alvarellos, do PSOE, era alcaldesa de Lugo há 13 meses. A sua morte está a provocar uma onda de reações em Espanha. "Comocionado e profundamente triste", escreveu o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, na rede social X, considerando que a perda de Paula Alvarellos "é um golpe tremendo para a família socialista".