Macedo de Cavaleiros celebra protocolo com o Instituto Piaget para novos cursos
Macedo de Cavaleiros vai contar com um reforço da oferta de ensino superior no próximo ano letivo, com uma aposta em cursos mais direcionados para a realidade económica e social do concelho.
Corpo do artigo
Para alcançar esse objetivo, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros celebra esta sexta-feira com o Instituto Piaget um protocolo de cooperação que aprofunda a ligação existente entre as duas entidades. “Trazer o ensino superior para o concelho é um objetivo estratégico e uma promessa que fiz aos macedenses. A formação de quadros pode impulsionar o empreendedorismo e ser promotor do desenvolvimento socio-económico”, referiu o presidente Benjamim Rodrigues.
Para o autarca trata-se de “um passo decisivo para reter talento, evitar a desertificação e aumentar a massa crítica, oferecendo um concelho mais atrativo e com mais oportunidades às gerações vindouras”.
O município quer atrair jovens de outros destinos, “rejuvenescendo o tecido social”, salientou Benjamim Rodrigues.
A autarquia e o Instituto Piaget reforçam assim laços históricos, comprometendo-se a desenvolver os contactos junto das instituições governamentais competentes para a mais célere implementação do ensino superior.
O Instituto Piaget irá identificar as ofertas formativas adequadas à região e prestar todo o trabalho técnico e científico na implementação dos cursos em causa, bem como colaborar na promoção e divulgação dessa mesma oferta junto da comunidade regional e nacional.
A instituição académica compromete-se, ainda, a estudar a atribuição de uma bonificação de propinas de forma a incentivar a que jovens de outras partes do país queiram ir para Macedo de Cavaleiros. Fica igualmente celebrada a intenção de atribuir bolsas de estudo a alunos com aproveitamento escolar elevado e que comprovadamente tenham carência económica.
Ao município cabe a tarefa de incentivar a integração dos estudantes em articulação com o mundo empresarial, atribuir bolsas de estudo, estudar apoios financeiros para docentes altamente qualificados que queiram fixar-se no concelho e estudar, em articulação com o Instituto Piaget, a requalificação das instalações propriedade do instituto.
O Instituto Jean Piaget, que se instalou em Macedo de Cavaleiros em 1990, chegou a ter cerca de três mil alunos repartidos pelas Escolas Superiores de Educação e de Saúde, mas encerrou o campus em 2015. Desde então a cidade ficou sem ensino superior até este ano letivo de 2024-2025, quando o Instituto Politécnico de Bragança abriu o Mestrado Profissional em Gestão Aplicada, lecionado nas instalações da Escola de Negócios.