Macedo de Cavaleiros lança projeto para conhecer o comércio tradicional
O município de Macedo de Cavaleiros lança, esta quinta-feira, um projeto para reforçar a importância do comércio de proximidade, conhecer melhor as necessidades dos clientes e adaptar a malha empresarial do concelho às atuais tendências de consumo.
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Trata-se de uma iniciativa transfronteiriça que alia a câmara, a Associação Comercial Industrial e dos Serviços de Macedo de Cavaleiros (ACISB), a Universidade de Valladolid, o Instituto Politécnico de Bragança, diversas associações empresariais e comerciais de Portugal e Espanha e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
A participação dos empresários é gratuita. Só têm de manter-se no projeto por pelo menos um ano, para permitir a recolha de dados, e facultar a instalação de tablets no estabelecimento para contagem de clientes e pessoas que passam na rua. “Depois da recolha de inúmeros dados úteis para o desenvolvimento do trabalho, na sua forma final, trará a breve e médio prazo resultados muito práticos, que o comércio local poderá adotar”, explicou o presidente do município de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
O projeto vai usar tecnologias emergentes para recolher e analisar informação relevante (cloud, ciência de dados, neurociência e big data, entre outras). A adesão ao programa confere vários benefícios aos empresários e, também, aos clientes, ficando aqueles que aderirem ao preenchimento do inquérito disponível nas lojas ao sorteio mensal de um cheque de 30 euros, para ser utilizado nos comércios aderentes.
O presidente da ACISB, Paulo Moreira, lança o desafio de se fazer um grande debate sobre o comércio tradicional do concelho, com a presença de várias entidades, nomeadamente logistas, “porque há dificuldades, devido à falta de capital por parte famílias, aliado ao aumento das vendas online”.
Além, disso o responsável, também comerciante, reivindica apoios financeiros à abertura e remodelação de novos estabelecimentos, modernização das lojas e aposta nas montras e na promoção, porque na cidade existem mais de uma centena de lojas, mas muitas são antigas.
No concelho está já em marcha o projeto Acelera o Norte, com vista à para as implementação de um modelo de negócio digital, que segundo Paulo Moreira já tem 25 aderentes.